terça-feira, 5 de junho de 2012

Pré I - A E A FESTA DA TURMA


O trabalho com elementos que fazem parte do mundo da criança, torna o ato pedagógico muito mais agradável, atrativo, dinâmico e próximo da realidade dos alunos. Assim, durante algumas semanas a turminha do Pré I -A esteve desenvolvendo suas aulas entorno dos personagens de Maurício de Sousa.



A turma da Mônica foi um sucesso na sala de aula.



Brincaram e aprenderam explorando todas as áreas do currículo infantil.



O foco com este projeto foi trazer para a escola os mais famosos amiguinhos das páginas dos gibis e teve como fechamento o aniversário da Turma.











terça-feira, 15 de maio de 2012

VISITA AO TEATRO VASQUES

        No dia 2 de Maio os alunos do 1ºB e do 2ºA foram assistir a peça "A Onça e o Bode"" no Teatro Vasques em Mogi das Cruzes, totalmente gratuíto: ingressos e transporte.




quinta-feira, 3 de maio de 2012

PASSEIO CULTURAL- PINACOTECA DE S.P.

No dia 12 de abril nossos alunos do 5º ano A e 5º ano B conheceram a Pinacoteca de São Paulo.
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano. O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.
O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.










segunda-feira, 2 de abril de 2012

Discussões e formação sobre estratégias de ensino

Os professores do ensino fundamental e educação infantil tiveram um desafio esta semana. Com o objetivo de estudarem a ferramenta docente: multidisciplinaridade; cada um construiu um planejamento temático que contemplasse todas as áreas do curriculo. E após, expuseram para o grupo o que seria desenvolvido em cada área e quais atividades foram selecionadas para alcançarem os objetivos propostos.


A multidisciplinaridade busca recorrer a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento.

Em processo de interação constante do grupo, cada professor contribuiu relatando experiências de práticas metodológicas, seleção de materiais didáticos, meios de avaliação das aulas, que o ajudaram a construir o planejamento.
Também constataram que, cada área científica complementa a outra, e por serem interligadas (e apoiarem-se), acabam sendo necessárias para a formação do individuo.

Por isso esse tema (Interdisciplinaridade: disciplinas que se inter-relacionam na realidade e Multidisciplinaridade: disciplinas que se interconectam através das várias realidades).

Esses temas têm estado muito em discussão nos últimos anos. Por isso, os constantes estudos nas formações dos professores são imprescindíves. A busca por estratégias eficazes e metodologias modernas também fazem parte da pauta dos professores desta unidade escolar.


Formação Continuada dos Professores

Nesta Quinta-feira (01/Março), o Especialista do CAP Roberto Belisário esteve presente na escola para contribuir com a formação dos professores. Trazendo a temática "Musicalização na Educação Básica", ele propôs atividades que podem ser desenvolvidas em sala com alunos do ensino fundamental e da educação infantil.

Os professores (em formação) não só estiveram atentos às orientações como também participaram e se divertiram durante a formação.

O Especialista enalteceu as concepções ritmicas, e indicou a exploração dos sons produzidos pelo próprio corpo, como palmas, pés, boca, coração, etc. Também destacou a importância do silêncio para a educação musical. Deu dicas didáticas como a elaboração da sonoplastia em histórias infantis, o destaque para a intensidade de sons, a exploração de diferentes timbres (perceptiveis aos alunos), e também, a exploração da construção da alfabetização junto as dinâmicas musicais.

terça-feira, 6 de março de 2012

PROERD 2012

       No dia 06 de fevereiro de 2012 teve início em nossa escola as aula do PROERD ministradas pelo Polícial Militar Siqueira. O Proerd (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
      Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

ACOLHIMENTO 2012

No dia 03 de março fizemos nossa primeira reunião com os pais, responsáveis e comunidade, muitos compareceram embora sentimos a falta de alguns pais. Esse é um momento de grande importortância, pois são nas reuniões de pais e mestres que acontece o contato entre professores e pais, fundamental para a troca de experiencias sobre quem educa em casa e quem ensina e complementa essa educação na escola.
Vejamos que o dever da família, é direito da criança conforme  aponta o artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente LEI Nº 8.069, DE  1990.:
Artigo 22. "Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores..." 

Também assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 em seu artigo 2º. 
"Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."


No Regimento Comum das Escolas Municipais o REGIMENTO ESCOLAR, a informação se torna ainda mais clara em seu artigo 113, parágrafo II "Dever dos pais comparecer às reuniões de pais e mestres, para que sejam informados ou esclarecidos sobre a vida escolar dos seus filhos"


Obrigado pela participação de cada um, sua presença é fundamental para o bom andamento da vida escolar, e relembrando sintam-se a vontade para comparecer na unidade escolar sempre que necessário.




REUNIÃO NO PRÉ I - A
PROFESSORA CARLA PATRÍCIA




PRÉ I - B
PROFESSORA SARA






1º ANO A
PROFESSORA ELIANA







1º ANO B
PROFESSORA INEMILDE







2º ANO A
PROFESSORA ROSEMEIRE






5º ANO A
PROFESSORA ALESSANDRA



5º ANO B
PROFESSORA SILVANA

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alunos do Pré II B Visitam Parque Recanto









Os pequeninos do pré II- B solicitaram à diretora um passeio ao Parque Municipal Nosso Recanto... E foram atendidos, afinal criança é coisa séria e diversão faz parte do do desenvolvimento infantil.

Nesta tarde se dirvertiram bastante: brincaram e lancharam no parque!!! Foi muito bom fazer um passeio cultural, ainda mais no parque da nossa cidade e de graça.

A Visita do Papai Noel






Na festa de fim de ano na EMEF Manoel Gomes, os alunos receberam a visitam de um simpático velhinho: o Papai-Noel.



Também explicou porque mora no Polo Norte... e como a viagem é longa para se chegar a nossa escola...