segunda-feira, 2 de abril de 2012

Discussões e formação sobre estratégias de ensino

Os professores do ensino fundamental e educação infantil tiveram um desafio esta semana. Com o objetivo de estudarem a ferramenta docente: multidisciplinaridade; cada um construiu um planejamento temático que contemplasse todas as áreas do curriculo. E após, expuseram para o grupo o que seria desenvolvido em cada área e quais atividades foram selecionadas para alcançarem os objetivos propostos.


A multidisciplinaridade busca recorrer a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento.

Em processo de interação constante do grupo, cada professor contribuiu relatando experiências de práticas metodológicas, seleção de materiais didáticos, meios de avaliação das aulas, que o ajudaram a construir o planejamento.
Também constataram que, cada área científica complementa a outra, e por serem interligadas (e apoiarem-se), acabam sendo necessárias para a formação do individuo.

Por isso esse tema (Interdisciplinaridade: disciplinas que se inter-relacionam na realidade e Multidisciplinaridade: disciplinas que se interconectam através das várias realidades).

Esses temas têm estado muito em discussão nos últimos anos. Por isso, os constantes estudos nas formações dos professores são imprescindíves. A busca por estratégias eficazes e metodologias modernas também fazem parte da pauta dos professores desta unidade escolar.


Formação Continuada dos Professores

Nesta Quinta-feira (01/Março), o Especialista do CAP Roberto Belisário esteve presente na escola para contribuir com a formação dos professores. Trazendo a temática "Musicalização na Educação Básica", ele propôs atividades que podem ser desenvolvidas em sala com alunos do ensino fundamental e da educação infantil.

Os professores (em formação) não só estiveram atentos às orientações como também participaram e se divertiram durante a formação.

O Especialista enalteceu as concepções ritmicas, e indicou a exploração dos sons produzidos pelo próprio corpo, como palmas, pés, boca, coração, etc. Também destacou a importância do silêncio para a educação musical. Deu dicas didáticas como a elaboração da sonoplastia em histórias infantis, o destaque para a intensidade de sons, a exploração de diferentes timbres (perceptiveis aos alunos), e também, a exploração da construção da alfabetização junto as dinâmicas musicais.

terça-feira, 6 de março de 2012

PROERD 2012

       No dia 06 de fevereiro de 2012 teve início em nossa escola as aula do PROERD ministradas pelo Polícial Militar Siqueira. O Proerd (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
      Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

ACOLHIMENTO 2012

No dia 03 de março fizemos nossa primeira reunião com os pais, responsáveis e comunidade, muitos compareceram embora sentimos a falta de alguns pais. Esse é um momento de grande importortância, pois são nas reuniões de pais e mestres que acontece o contato entre professores e pais, fundamental para a troca de experiencias sobre quem educa em casa e quem ensina e complementa essa educação na escola.
Vejamos que o dever da família, é direito da criança conforme  aponta o artigo 22 do Estatuto da Criança e do Adolescente LEI Nº 8.069, DE  1990.:
Artigo 22. "Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores..." 

Também assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 1996 em seu artigo 2º. 
"Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."


No Regimento Comum das Escolas Municipais o REGIMENTO ESCOLAR, a informação se torna ainda mais clara em seu artigo 113, parágrafo II "Dever dos pais comparecer às reuniões de pais e mestres, para que sejam informados ou esclarecidos sobre a vida escolar dos seus filhos"


Obrigado pela participação de cada um, sua presença é fundamental para o bom andamento da vida escolar, e relembrando sintam-se a vontade para comparecer na unidade escolar sempre que necessário.




REUNIÃO NO PRÉ I - A
PROFESSORA CARLA PATRÍCIA




PRÉ I - B
PROFESSORA SARA






1º ANO A
PROFESSORA ELIANA







1º ANO B
PROFESSORA INEMILDE







2º ANO A
PROFESSORA ROSEMEIRE






5º ANO A
PROFESSORA ALESSANDRA



5º ANO B
PROFESSORA SILVANA

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alunos do Pré II B Visitam Parque Recanto









Os pequeninos do pré II- B solicitaram à diretora um passeio ao Parque Municipal Nosso Recanto... E foram atendidos, afinal criança é coisa séria e diversão faz parte do do desenvolvimento infantil.

Nesta tarde se dirvertiram bastante: brincaram e lancharam no parque!!! Foi muito bom fazer um passeio cultural, ainda mais no parque da nossa cidade e de graça.

A Visita do Papai Noel






Na festa de fim de ano na EMEF Manoel Gomes, os alunos receberam a visitam de um simpático velhinho: o Papai-Noel.



Também explicou porque mora no Polo Norte... e como a viagem é longa para se chegar a nossa escola...

Caminhada Outubro Rosa



Em 27 de Novembro, funcionarios, gestores, conjuges, familiares e comunidade escolar participaram da caminhada em prol da saúde da mulher contra o cancêr de mama.





sábado, 26 de novembro de 2011

Nossa Escola é Homenageada em Evento da Ogban e Instituto Raízes

Nesta última sexta-feira (25/Nov), no Centro de Integração da Cidadania (CIC) em Ferraz de Vasconcelos, a diretora Darlene Brito recebeu um linda homenagem dos grupos Ogban (Associação Cultural Educacional e Assistencial Afro Brasileira) e Instituto Raizes, por desenvolver em sua unidade escolar o resgate e valorização da cultura africana e afro-brasileira, conforme legislação vigente.


*Isso graças a divulgação do trabalho realizado por NOSSA Professora Fabiana Isidoro que, indicou nossa escola como, exemplo de trabalho realizado.

Agradecimentos a todos os participantes do evento, as responsáveis Dona Arlete de Lourdes e Rosimari Aparecida (Ogban) e Juliana Helena (Instituto Raízes). É um orgulho para nós estarmos presentes nesta homenagem tão significativa e calorosa.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra



Agradecimentos especiais a TODOS os professores envolvidos, funcionários, comunidade e, principalmente os Alunos, que levarão consigo esse valoroso conhecimento sobre a Cultura Histórica do Povo Africano e Afrodescendente em nosso país: Brasil.


Carinhosamente,


Equipe Gestora

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Formação de Professores - lei nº10.639/03 Parte II

A atual vice diretora Dulce Nunes (PAC) esteve presente neste dia 17/11, para uma formação de professores descrevendo suas experiências e desmistificações sobre o continente africano. A mesma visitou três paises africanos, e descreveu a historia da Diáspora Africana e dos povos que lá vivem atualmente.


- Como estamos nas vésperas de Comemorar o Dia da Consciência Negra em nossa escola, os professores vem recebendo subsidios no campo informativo e pedagógico sobre o estudo da história africana e afrodescendente pela U.e.



-A vice diretora trouxe consigo peças adquiridas na África: vestimentas, louças, instrumentos musicais, etc.







-com a participação dos professores, a visita da vice diretora Dulce Nunes foi precisa e especial.


*Obrigada Dulce Nunes.