sexta-feira, 22 de abril de 2011

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Esta é uma data muito importante. Não só porque o Livro Infantil conduz as crianças à magia e à aventura de seus personagens (que sempre utilizam de bom carater e bom senso para solucionarem problemas), mas também, a data recorda nosso grande escritor brasileiro: Monteiro Lobato. "Um país se faz com homens e com livros", dizia ele. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de Abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referencia à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.


Depois criou a historia "A Menina do Nariz Arrebitado", que fez grande sucesso. Dando sequencia "O Sitio do Pica Pau Amarelo" foi transformado em obra para a televisão nos anos 80. E posteriormente regravado nos anos 90.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho der 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da Literatura Infanto-Juvenil.