quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DESFILE CÍVICO - ANIVERSÁRIO DE FERRAZ


Neste sábado, dia 09, alunos, professores e funcionários participaram de um evento cultural muito importante para a cidade, o Desfile Civico. Com o eixo temático PATRIMONIO IMATERIAL, a escola levou para a avenida toda a irreverencia e contribuição que os povos indigenas nos ofereceram desde muito antes da chegada dos portugueses. Ainda vivos, as tribos Xerentes, Ianomamis e Caiapós, situados nos Estados do Pará, Tocantins e Roraima, fazem parte de uma história cultural de luta por sua sobrevivencia. Mesmo com hábitos diferentes aos nossos (urbanizados), eles cultivam a terra, saem à caça e passam lições de suas tribos através de histórias contados pelos caciques. Um show de emoção! Respeito! Admiração e carinho por aqueles que, mesmo não estando na mesma floresta que nós, tornam-se, de fato, os brasileiros mais antigos destas nossas terras... PARABÉNS A TODOS OS POVOS INDIGENAS DO BRASIL!





















"Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante..." - Caetano Veloso

"Antes que o homem aqui chegasse, as terras brasileiras eram habitadas e amadas por

mais de 3 milhões de índios..."



"Todo dia era dia de índio, mas agora eles só tem o dia 19 de Abril..." Jorge Ben

"E no entanto, hoje o seu canto triste é o lamento de uma raça que já foi muito feliz, pois antigamente... TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO..."

"Com o arco da promessa no azul pintado ... pra durar..." -Amor de Índio

"Sim, todo amor é sagrado e o fruto do trabalho é mais que sagrado..." - Amor de Índio

A todos que estiveram envolvidos direto ou indiretamente neste evento, nossos agradecimentos. Aos professores, parabéns pelo compromisso neste trabalho. Principalmente a Professora de Artes Adriana, pela criatividade na confecção dos adereços e orientações no processo de construção deste trabalho. Aos funcionários, que nos acompanharam a todo momento. A SME por nos proporcionar uma temática rica. Aos alunos, pela responsabilidade e construção mútua ao conhecimento. A comunidade, por estar presente no evento. A todos, nossos sincero e muito obrigado!
- DARLENE e DENISE -